
A ex-deputada federal Carla Zambelli já está em liberdade. Ela deixou o presídio feminino de Rebibbia, na Itália, nesta sexta-feira (22.mai), após a Corte de Cassação de Roma – última instância da Justiça italiana – anular decisão da Corte de Apelação que autorizava a extradição.
Zambelli estava detida na Itália desde julho de 2025. Ela deixou o Brasil após sofrer condenações no Supremo Tribunal Federal (STF), e sua extradição para o Brasil foi solicitada. Nesta sexta-feira (22), a defesa da ex-deputada federal conseguiu reverter a decisão que autorizava o retorno dela para o Brasil.
Logo em seguida, ela foi solta. Zambelli postou vídeo ao lado do advogado Pieremilio Sammarco, que a defende na Itália. “Consagro a minha liberdade como uma vitória de Deus”, disse a ex-parlamentar. Veja vídeo de Zambelli fora da prisão:
A Corte analisou recursos em dois processos da Corte de Apelação de Roma (2ª instância) que foram favoráveis à extradição de Zambelli: um pela condenação de Zambelli pela invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o outro por porte ilegal de arma de fogo.
O próximo passo da decisão ainda depende do aval final do ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, do governo da primeira-ministra Giorgia Meloni.
Nordio tem prazo de 45 dias para decidir sobre a extradição da ex-deputada. Depois disso, o italiano deve comunicar ao governo brasileiro os procedimentos a serem adotados.
Antes mesmo da decisão da última instância, com o julgamento nesta sexta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes já havia pedido que o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Relações Exteriores adotassem as providências necessárias para efetivar a extradição.
Se extraditada ao Brasil, Zambelli deve ficar custodiada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
Zambelli foi condenada em dois processos distintos no Brasil, ambos com trânsito em julgado (quando não há mais possibilidade de recursos): a 10 anos e 8 meses de prisão, pela invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, no caso em que perseguiu um homem na rua apontando-lhe uma arma, nas vésperas das eleições de 2022.
Em 29 de julho de 2025, Zambelli foi presa em um apartamento na Itália, em Roma. A ex-parlamentar estava na lista vermelha da Interpol e foi detida por “grave risco de fuga”, segundo decisão da Justiça que autorizou a prisão.
03/08/2026
Justiça do Trabalho endurece regras contra assédio eleitoral para 2026
01/08/2026
TRF3 impede cobrança de R$ 99 mil de idoso e condena INSS por dano moral
01/08/2026
Motorista é condenada após atropelar mulher na faixa de pedestres
30/07/2026
Dino propõe ampliar responsabilização de parlamentares por emendas