Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026

DATA: 31/03/2018 | FONTE: G1 Medicamentos terão reajuste de até 2,8% a partir deste sábado Governo estabelece aumento máximo de preços a partir da inflação. Taxa de reajuste depende do perfil de concorrência da substância.

A partir deste sábado (31), fabricantes poderão aumentar preços de medicamentos em 2%, 2,5% ou 2,8% a depender do perfil de concorrência da substância.

Os cálculos foram feitos pela Câmara Técnica de Regulação de Medicamentos (CMED), órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Por meio da entidade, p governo controla o reajuste de preços de medicamentos periodicamente -- estabalecendo o aumento máximo que esses produtos podem atingir no mercado brasileiro.

O teto para o aumento é calculado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) -- o índice dá a medida da variação de preços ao consumidor final e é a referência para a inflação no país.

Ainda, a regulamentação da CMED se dá sobre medicamentos alopáticos (advindos da medicina tradicional) e não abrange outros produtos -- como os homeopáticos e fitoterápicos.

Medicamentos devem ter rejuste de até 2,8% (Foto: Reprodução/TV Globo)

Medicamentos devem ter rejuste de até 2,8% (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Por que reajustes diferentes?

 

O governo federal autoriza o maior percentual de reajuste aos medicamentos mais baratos que já mantêm os preços abaixo do teto. Essas substâncias geralmente sofrem a concorrência de genéricos ou similares.

Já os percentuais menores, são aplicados aos medicamentos de média e baixa concorrência. São produtos mais de alta tecnologia e geralmente mais caros.

MEIs têm até 30 de janeiro para solicitar reenquadramento no Simples Nacional 28/01/2026 MEIs têm até 30 de janeiro para solicitar reenquadramento no Simples Nacional
Petrobras reduz preços de gasolina para distribuidoras 27/01/2026 Petrobras reduz preços de gasolina para distribuidoras
Anfavea: produção veicular com kits importados ameaça 69 mil empregos 21/01/2026 Anfavea: produção veicular com kits importados ameaça 69 mil empregos
Ainda deve demorar para acordo Mercosul-UE se tornar realidade 18/01/2026 Ainda deve demorar para acordo Mercosul-UE se tornar realidade