Sexta-Feira, 20 de Março de 2026

DATA: 03/02/2020 | FONTE: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul Quem perdeu o prazo do IPVA 2020 ainda tem chance de se regularizar

Os contribuintes sul-mato-grossenses que estão em atraso com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) tem chance de se regularizar.

Conforme a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) é possível realizar a operação por meio do site da Sefaz ou buscar auxílio junto às agências fazendárias (Agenfas) espalhadas por Mato Grosso do Sul. Além disso, a legislação estadual garante parcelamento para dívidas até 2018 – e que não estejam inscritos em dívida ativa – do tributo, em até dez vezes.

De acordo com o secretário da pasta, Felipe Mattos, “o proprietário paga uma multa referente ao atraso e, na sequência, faz os demais pagamentos no prazo regular. Para a consulta é preciso ter em mãos o documento do veículo”, destaca.

Até agora somente a primeira parcela esta vencida. As próximas datas para pagamentos são 28 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio de 2020. Do tributo que chega aos cofres públicos estaduais, 50% é destinado ao Estado e 50% aos municípios onde o veículo foi emplacado. O recurso vai para o Tesouro Estadual e Municipal e é aplicado conforme o planejamento financeiro, como pagamento de servidores até políticas públicas como educação, saúde, segurança, entre outros.

Em caso de dúvidas, os contribuintes que desejam se regularizar devem se dirigir pessoalmente às Agenfas em seus respectivos municípios, munidos de documentos pessoais e do veículo ou ainda procurar a Coordenadoria de Fiscalização do IPVA e do ITCD, que fica em Campo Grande, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 858, das 7h30 às 17h30. A secretaria disponibiliza ainda os telefones (67) 3316-7513 / 7534/ 7541 para mais informações.

 

 

Por Diana Gaúna – Secretaria Estadual de Fazenda.

Valendo há pouco tempo, novas regras para tirar CNH já aumentam aprovações em MS 10/03/2026 Valendo há pouco tempo, novas regras para tirar CNH já aumentam aprovações em MS
IPVA 2026: segunda parcela vence na sexta-feira (27) 26/02/2026 IPVA 2026: segunda parcela vence na sexta-feira (27)
Detran-MS orienta sobre perda de placas de veículos 25/02/2026 Detran-MS orienta sobre perda de placas de veículos
Detran-MS informa horários de funcionamento durante o Carnaval 2026 14/02/2026 Detran-MS informa horários de funcionamento durante o Carnaval 2026